sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os cheiros da vida...

Hoje no final da tarde, perto de uma praça, olhei para o chão e vi as flores de  um ipê amarelo formando um tapete lindo. Senti o perfume misturado com  pouco de chuva e pensei - já é quase dezembro, final de ano...
É, sempre foi assim, eu tenho uma relação bem estreita com cheiros.
Adoro acordar com o cheiro de café passado pairando pela casa, e o cheiro de terra molhada me remete as tardes de primavera da minha infância. Também tem os perfumes que me lembram pessoas, e me dizem muito de suas personalidades e o que significam ou significaram para mim, ahhh!!! Acho que todo mundo tem isso né?
E você pode até me achar uma sonhadora, mas as noites para mim tem cheiro e eles mudam de acordo com a estação do ano - no verão os cheiros são suaves e frescos e se eu pudesse pintá-los seriam em tons de amarelo claro e azul; o outono para mim é amadeirado, em tons de verde e violeta; o inverno,  é doce e quente, e suas cores seriam vinho e vermelho vibrante; já a primavera é adocicada e branca como o jasmim do meu jardim. Sim adoro cheiro de jasmim, pode ser daquele miudinho, ou do grande, branco e puro como o que plantei - sempre deixo a janela da sala aberta para que o perfume dessas flores tão cheias de lembranças invada a casa sem nenhum pudor ou vergonha, me fazendo mergulhar num mar de sensações maravilhosas.
E as frutas? Melão, melancia, manga, pêssego, morango... tantas cores, sabores e - perfumes!
Ahhh!!!!! A vida tem tantos cheiros...
O feijão  e o bife,
A batata frita e a  cebola;
O alho e o vinagre,
A torta e a saudade...
Quem nunca sentiu saudade do cheiro da comida da mãe?
E o cheiro do perú de Natal assando? Sempre achei que o dia de Natal tem um cheiro especial, aliás, ainda acho que essa época do ano tem um cheiro diferente de outra qualquer...
...talvez seja o período do ano e os sentimentos que ele traz, o brilho das luzes na cidade - é o perfume de festa no ar!
A vida tem vários cheiros, um perfume para cada ocasião. Eu acho que posso sentir todos eles e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário