quinta-feira, 3 de março de 2011

Pré - Conceito...

Segundo o meu amigo Michaelis, preconceito é - 1- Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2- Superstição que obriga a certos atos ou impedem que eles se pratiquem. 3- Antipatia ou aversão a outras raças, religiões, classes sociais, etc..

Preconceito - aglutinção do prefixo "pré" mais a palavra  conceito, que quer dizer opinião, idéia, noção, síntese, símbolo, reputação.

Não gosto de como esta palavra é empregada em atos e atitudes. Eu não gosto de pré conceitos, nem de pré conceituosos. Não faço distinção de classe social, raça ou poder aquisitivo;  posso parecer atrasada, mas ainda acredito que somos o que sentimos é não o que possuimos. Também acredito que não sou melhor ou pior que ninguém, sou apenas o que sou, na única coisa em que realmente sou única - a simplicidade de ser eu mesma.
Sou evangélica praticante, gosto da minha religião, mas não sou fanática, porque não gosto de nada que em excesso. Não sou de evangelizar porque respeito o que cada um sente e principalmente no que cada um acredita, mas defendo a fé  inabalável praticada e praticnate, e claro - Deus acima de todas as coisas.
Não tento converter e nem convencer ninguém do que acho bom, apenas conto a minha história e exijo respeito, porque é isso que dou para as pessoas que se aproximam de mim, são próximas a mim ou de alguma maneira já foram. Não sou perfeitta e nem almejo ser, mas procuro melhorar as minhas faltas e falhas. Conheço as minhas qualidades, mas também sei de meus defeitos, e entre eles não está o preconceito.
Você deve saber que Deus é um só, independente de nomeclaturas, designações ou credos, e ser crente é acreditar que Ele existe, crente  é aquele que tem fé religiosa, e que segue alguma religião. Ser crente é isso e apenas isso. portanto não use esta palavra de maneira pejorativa. Pejorativo, ainda segundo meu amigo Michaelis, é a palavra empregada em sentido obsceno ou simplesmente desagradável.
Este post é uma crítica aquelas pessoas que fazem julgamentos antecipados sobre pessoas e coisas, é uma crítica aos donos de todas as verdades, que não percebem que disfarçam em seus preconceitos, suas piores falhas e fraquezas.
Beio e até mais,
Carol

2 comentários:

  1. Qualquer tipo de preconceito é lamentável.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Apoiada Carol! Também penso que o respeito é sempre a melhor companhia. Digo a para os meus filhos (tenho dois) e para os meus catequizandos que nossas atitudes de respeito, de gentileza. de caridade refletirão a maneira como queremos ser tratados... não fazer aos outros aquilo que não queremos que façam a nós... simples como dois mais dois, sem segredos.
    Um beijinho
    e bom fim de semana.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir